terça-feira, 22 de março de 2016

Bowser's Cataclysmic Trap



Autora: Gamma V
Jogo Finalizado:82 saídas


Bem vindos ao blog Mario hacks 2.0, hoje estarei falando de uma hack que apesar de simples me surpreendeu pelo seu alto nível de level design e criatividade.
Essa hack é bem conhecida por ter um estilo choconila, um estilo de hack que se popularizou no site SMW Central nos últimos anos, um estilo em que os autores criam gráficos novos a partir dos gráficos já existentes dentro do Super Mario World original, fazendo assim com que o jogo tenha uma cara nova sem perder a identidade do Super Mario World Original .


"Um belo por-do-sol"

Nessa hack Mario e Luigi viajam para uma terra conhecida como terra do açúcar, mas ela deixa de ser tão doce quando Bowser aparece e captura Luigi.
Agora nosso herói bigodudo terá que passar pelas oito áreas conhecidas por terem nomes de comidas para encontrar seu amado irmãozinho.


"Mario não é muito fã de Baseball" 

Apesar de a história ser simples e até “clichê”, a hack em si é bem divertida e juro que ouvi membros do SMWCentral dizendo que ela tem até mesmo a qualidade de um jogo do Mario feito pela Nintendo.

Como eu citei antes a criatividade é um dos pontos altos da hack, a autora se baseou nas fases originais para fazer as fases da hack, o que fez com que elas lembrassem muito os jogos do Mario que conhecemos, algumas fases tem mecânicas que já conhecemos, por exemplo há uma fase na montanha que está infestada de monty moles(aquelas topeiras chatas), mas também há mecânicas que foram bem inovadoras como botões que transformam fantasmas em blocos e cogumelos azuis que nos fazem pular alto, dentre outras.
Essas mecânicas também serviram para dar uma inovada na jogabilidade, pois em cada fase você encontra desafios diferentes para enfrentar, a unica coisa que peca na jogabilidade e criatividade são as saídas secretas da hack, pois não são nada secretas e são muito fáceis de achar, sendo que a maioria basta entrar em um cano para achar ou descongelar alguns blocos no caso do mundo de gelo, ou seja são segredos que qualquer um consegue achar e que tiram a graça da exploração que poderia existir na hack.
                                                                                     
"Fabricas vulcânicas podem ser perigosas "


A hack possui fases bem variadas com temas bem conhecidos nos jogos do bigodudo desde planícies montanhosas, praias ensolaradas, florestas e até o lar vulcânico de Bowser, enfim é uma variedade grande de fases e lugares diferentes para se aventurar.

O que torna essa hack tão boa é o fato de que mesmo sendo muito parecida com o que sempre vemos em outras hacks e jogos do Mario a autora conseguiu inovar na hora de usar os elementos do Super Mario World para dar uma variada na hack alguns exemplos são as localizações novas que aparecem junto das que já citamos há pouco, além delas há fases em ruínas, fabricas e até um mesmo um pântano.
A criatividade, a beleza dos gráficos e as mecânicas novas tornam essa uma das melhores hacks pra se jogar.   

Enfim, deixo agora minhas avaliações sobre essa hack:

Dificuldade: 3/5
A hack tem uma dificuldade bem no nível do Super Mario World, mas os últimos níveis no mundo 8, vão ser difíceis pacas se você não tiver preparado.

Jogabilidade: 9
Jogabilidade bem clássica assim como as fases dos jogos oficiais do Mario, dificilmente você encontrará uma fase que seja entediante aqui, para mim elas nem mesmo existem nessa hack, o que peca mesmo são as saídas secretas que são muito fáceis de encontrar e não te fazem pensar ou explorar a fase.

Gráficos: 9
A autora utilizou os mesmos gráficos do jogo original para criar novos gráficos, é muito legal ver que pedaços do chão do castelo foram usados para criar fases em ruínas por exemplo, foi algo bem criativo.

Mapa: 9
O mapa é bem simples, é uma ilha que vamos escalando conforme avançamos no jogo, e quando chegamos no topo iremos para os mundos finais que são as nuvens e o lar vulcânico do Bowser, esse estilo de mapa me lembra muito os jogos da serie Donkey Kong Country.

Criatividade: 10
Apesar de algumas coisas já terem sido vistas por nós em varias outras hacks há fases bem criativas aqui, visto que foram feitas com poucos sprites customizados e utilizando na maior parte dos elementos originais do Super Mario World.

Nota Final: 9

Recomendo que baixem e joguem essa hack, pois foi muito bem feita e se você esta procurando por um bom jogo pra jogar você acaba de encontrar essa obra prima.
Deixo agora para vocês um link para download da hack, baixem e divirtam-se!

Download

8 comentários:

  1. olá!! Blog mto legal! só gostaria de saber q emulador roda esse formato .ips

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emili o/
      Agradeço pelos elogios :D
      O formato .ips é um patch que deve ser aplicado na rom com o Lunar IPS.
      O LesterVine (dono do blog) vai fazer um tutorial no futuro.
      Ele optou por essa escolha ja que a sua conta no 4shared foi excluida por ter arquivos .smc hospedados.
      Espero que entenda.

      Abraço o/

      Excluir
  2. Cara nao consigo aplicar.. e ainda estragou meu mario world original.... manda pra mim o file pronto por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve teremos um tutorial de como aplicar os patches, pode ter sido que você aplicou numa rom que ja foi editada, tente com a rom que esta na aba de programas do blog.

      Excluir
  3. Excelente hack,muito bonita e com levels moderados confesso que nas ultimas fases foi um pouco complicado pra min hehehe(sou nob).Mas parabéns pelo blog muito bem estruturado.

    ResponderExcluir
  4. nossa! meu blog favorito voltou!!! cara saudades das ótimas análises das hacks que só o Mario Hacks conseguia proporcionar para nós BR's. Acompanhei esse blog desde 2011 e depois acabou sumindo, e agr vejo que esta de volta. Mas e aí pessoas como estão? o Lester Vine voltou tbm? Bom, bem vindos de volta galerinha! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo de volta, nos reformamos o blog e voltamos a atividade, você pode conferir os membros no botão "Sobre" que fica na parte superior da página.

      Excluir