quinta-feira, 21 de julho de 2016

Windows Mario World

Autor: BetaMaster64
Hack Demo: 13 saídas
Emulador: ZSNES

Um exemplo de blocos, os outros são variações dos temas.
Aí você está tranquilo pesquisando uma hack para jogar quando se depara com esse estranho título "Windows Mario World" e, como sou um tanto curioso, resolvi jogar e analisar cada parte dela.
Bem, acredito que o ser humano autor dessa coisa estava meio chapado quando teve essa ideia e, por incrível que pareça ficou bom, Mario se aventurando pelos sistemas operacionais da Microsoft e alguns programas aleatórios enfrentando chefes temáticos (como aquele clipe de papel do antigo Excel), mas ainda falta muito para fazer, essa é só a ideia. 


O jogo é bem simples, não é necessário usar glitches e nem tem fases kaizo, as fases são grandes e o visual está bem bonito, os back grounds estão caprichados e vários itens foram alterados como por exemplo, as Yoshi's coins que se transformaram em Cd's, os check points que são  os disquetes e os blocos que contém itens e moedas, eles agora se parecem com os cones de minimizar e maximizar. Porém, os inimigos são repetitivos durante todos o gameplay só encontrei Koopas e Chargi'n Chucks (os quarterback) e depois de um tempo vira algo cansativo.

Aqui temos de volta o SMW comum no ZSNES
Já posso até escutar a música theme

No over world há pontos para melhorar, como as cores que poderiam ser mais variadas com tons que não sejam de azul e aquele slot de memória ficou um pouco confuso, poderia haver mais detalhes nele, entretanto as fases estão dispostas em ordem cronológicas com o lançamento das versões do Windows e há também um mundo "secreto" chamado ZSNES
Como eu disse no ínicio é uma ideia boa, tem elementos bons e muita coisa já está pronta, porém ainda há muito trabalho pela frente e elementos há acrescentar, sem mais, vamos a avaliação:

DIFICULDADE: 2/5
A gameplay é fácil, consegui zerar sem save states, só precisamos ficar atentos em alguns lugares com armadilhas bobas e em algumas fases é possível se perder devido ao seu tamanho enorme.

JOGABILIDADE:  5/10
Alguns lugares são uma espécie de labirinto, é preciso cautela para não fazer um loop e voltar ao começo do nível, o que chateia é a repetição dos inimigos, só tem dois tipos, basicamente.

 Gráfico: 7/10
Os inimigos são os mesmos do SMW padrão, porem o "chão" e o BG mudam de acordo com o tema, que aliás são lindos e fiéis ao Windows. E eu gostei disso, por isso o 7.

Música: 8/10
Algumas combinam com as fases como a Windows XP com o tema de Metrois Zero Mission e outras nem tanto como no Windows 7, os sons estão bugados e acredito que seria melhor retirar o efeito de eco desse lugar para as coisas ficarem menos confusas.

Mapa: 7/10
Foi uma boa tentativa de imitar uma placa de circuito impresso de computador, as fases são representadas por Hd's, onde as mais escuras têm duas saídas e o mapa do ZSNES é basicamente a tela inicial desse emulador.


Criatividade: 8/10
É uma boa ideia que poderia se expandir mais e ter continuações legais e chefes épicos, pena que essa é apenas uma demo que, no meu ponto de vista foi lançada cedo demais.

Nota Final: 7/10
Até que não ficou tão ruim assim, apesar de estar nesse estágio ela ainda é um bom atrativo, vale a pena dar uma jogada.

Vídeo


2 comentários:

  1. Achei bem inusitada e criativa a proposta dessa hack. Achei interessante como o autor conseguiu equilibrar e customizar as cores para que elas não ficassem muito repetitivas durantes as fases (o que poderia ter acontecido, pois os sistemas antigos da Microsoft, Windows 95 e 98 especificamente, tem uma interface com cores bem cinzas, pouco chamativas e com pouquíssima variedade (mesmo revolucionários para época, acho que os temas com 256 corecores desses sistemas poderiam ter sido mais caprichados...).

    Gostei também da criatividade em aproveitar a tela de início do clássico ZSNES. Acho que seria ainda melhor se o autor aproveitasse ainda mais essas idéias, por exemplo, ripando os cursores e ícones antigos do Windows como inimigos. Mas, talvez, BetaMaster 64 tenha lançado realmente essa hack cedo demais, como você disse...

    Seja como for, excelente review Esclatine! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como jogar esse hacker pq eu baixei e nao deu pra jogar no zsnes a tela ficava preta e o jogo nao começava

      Excluir