segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Stranded

Autor: ghettoyouth
Jogo Demo (16 Saidas)
Emulador Utilizado: ZSNES 1.51


Existem vários jogos bem antigos na biblioteca de hacks de Super Mario World, muito desses jogos já foram esquecidos devido a falta de opções que tinham disponíveis, a ainda as pessoas que tentavam inovar de alguma maneira ou até tentar se destacar com algo simples feito de maneiras muito boas,  foi então que encontrei o game Starded, um jogo que me surpreendeu bastante.

Por mais de sua limitação na época, o jogo se destaca bastante, dá para ver que o elemento mais chamativo da hack assim que começamos a jogar são seus gráficos, que tem bastante semelhança a jogos do Kirby ou até de Yoshi Island. Por causa dessa inspiração a esses jogos citados, os mundos serão de temas mais felizes como campos, florestas de morango, e castelos de brinquedos infantis.

Mas não é apenas de gráfico que a hack se destacou, ela inovou na época também com seu ASM, alguns dos inimigos tiveram inspiração a Yoshi Island com sua movimentação fluida. E não é somente os sprites que ganharam coisas novas, a protagonista do jogo, aya, ganhou alguns poderes, caso o jogador aperte B+Cima durante 5 segundos ganhará um super pulo, ou utilizar baixo enquanto corre com a capa faz ele destruir todos os inimigos no caminho dela. Uma pena que esses movimentos são úteis ou são utilizados na hack, apenas 1 unica vez usei o super pulo da Aya na fase. O jogo ainda possui chefes únicos, deixando as lutas mais interessantes.

passando por todos os níveis com inimigos novos e gráficos bonitos, o único aspecto que falto na hack são as músicas que infelizmente não foram modificadas. Pelo grande numero de músicas que temos atualmente disponíveis nas hacks atuais, jogar a hack te passa uma sensação estranha de "se a hack tivesse música, ela seria ainda melhor".

Como é uma hack antiga e seu ASM é meio... Primitivo, o jogo contém alguns Bugs, o único que realmente pode comprometer a jogatina é no castelo 3, que se pegamos o midway point e morremos na fase, a personagem fica presa na introdução da hack.

O seu mapa é bem simples e até um tanto quanto quadrado, não chega a ser surpreendente como o resto dos níveis ou até mesmo chamativo, faltando ideias de criatividade para ele.




Dificuldade: 2/5
Jogo não chega a ser difícil ou partes que poderá dar grandes desafios do autor, a uma grande quantidade de power ups e maioria dos inimigos basta um pulo na cabeça para serem derrotados.
Jogabilidade: 9/10
O que mais faz você se divertir na hack são as pequenas modificações nos PowerUps e seus inimigos diferenciados, fazendo um aspecto novo na hack, o pouco incentivo ao desafio e alguns pequenos bugs são as unicas coisas que achei que poderiam ser coisas negativas.
Gráficos :9/10
A ambientação da hack é muito bonita, a personagem foi bem desenhada e as artes dela no tutorial são bem impressionantes de se ver. Todo o mundo focado no universo Kirby como inimigos e cenários ajudaram a dar um clima muito bonito na hack. O que poderia ser incrementado são mais opções de gráficos para o mapa.
Música : Vanilla
Uma pena não terem músicas customizadas na hack, talvez seja pela falta de opções de editores de músicas na época que a hack saiu.

Mapa: 7/10
os gráficos novos ficaram combinaram com o aspecto da hack, mas ele em sí ficou bem simples, ele é bem linear e não tem características marcantes.
Criatividade: 9/10
Inimigos, estilos gráficos, a mudança na programação, tudo deixou a hack única diante das demais.
Nota Final: 9/10

Stranded é uma hack demo que acho interessante de ser jogar, não chega a ser longa mas consegue mostrar todo seu potencial com suas ideias simples e criativas sendo que nem todas as ideias foram realmente bem aproveitadas ou não ficaram tão boas, seu gráfico ainda consegue ser original para os tempos atuais, então não perca tempo! clique no botão e baixa a hack!


P.S Está hack contém lolis e coisas relacionado a lolis e-e

5 comentários:

  1. Otimo hack, apesar de ser demo e bem divertido, dá para passar uma boa tarde jogando. Eu nem acho esse hack antigo.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro hack a ter musica customizada foi Mario Keytastrophe, quem fez foi o mitico S.N.N e ainda por cima foi ele quem compos as musicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re! Tudo bem? Eu sou o LeliJhon, um dos redatores do Mario Hacks que você estava procurando.

      http://mariohacks.blogspot.com.br/2016/10/mario-wakes-upexpanded.html

      Eu mudei de nickname... Agradeço pelos elogios e fico feliz em saber de todo o apoio que você está prestando ao blog, com seus comentários, dicas para hacks e sugestões. Com certeza, sua ajuda está sendo muito apreciada por toda a equipe do Mario Hacks.

      Até mais, amigo! :D

      Excluir