quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Allycia legends - Blood Moon


Autor: Guilherme F Santos
Hack Demo: 9 Sáidas
Emulador Ultilizado: Snes9X

Depois de umas férias no Acre, onde a informação não chega, estou de volta, jogando agora esta demo que se inspira em muitos momentos no Castlevania (explicarei mais tarde, é preciso ir por partes, igual Jack Estripador).
 Logo de cara, no menu do game (aquela ibage lá em cima), podemos perceber que está bem caprichado. Poderia ser melhor, com alguns efeitos a mais e dar uma arrumada naquela faca que ficou um tanto estranha. Porém, isso é apenas um detalhe e como se trata de uma versão demo, não é algo que interfira. Pode ser que o autor mude esse detalhe.

Not long ago, the things were going very
well util Darmilette Doolb - the evil vampire,
the incarnation of devil in the world - put your...
...plan into praticewith the help of margot domen,
the rellish mage, used foreign forces to put the world into eternal night...


with brightness of moon bathed in blood.
but thats changing...
seeling all this Allycia nahard the demon hunter
goes to the castle of the vampire to put an end to it. 


"Não muito tempo atrás, as coisas estavam indo muito bem em Darmilette Doolb quando o vampiro do mal, a encarnação do diabo no mundo colocou seu plano em prática com a ajuda de Margot Domen, o mado infernal, usou seus poderes estranhos para colocar o mundo na noite eterna, com brilho de lua banhado em sangue.

Mas isso está mudando , vendo tudo isto, Allycia Nahard a caçadora de demônios vai para o castelo do vampiro para pôr fim a ele."

Allycia is at the entrace to the evil castle.
just the beginning of the battle.

A introdução do jogo foi feita de uma forma criativa: se trata de uma fase com letras inseridas, como se fossem tilers, e o jogador precisa apenas caminhar até o final e ler toda a história. Ela resumidamente diz que Allycia está determinada em entrar no castelo e matar um vampiro mau (que medo e que referência!). Você pode estar pensando: "Hur dur, hoji em dia tem cutisene no a ese eme, isso é utrapasado". Mas, de certa forma, foi uma ideia simples, ideal para quem não aprendeu a fazer essas coisas. Fica a dica. 



Olha que bacana esse OW

Allycia é tão fofinha,
bem detalhada a animação dela :3
O OW também me deixou surpreso, não por ser bonito (porque de fato poderia ser bem melhor) mas pelo design. Ao invés de mostrar o seu personagem de uma visão vertical, como em 99% das hacks, ele utiliza a visão horizontal, como em Ghosts' n Goblins, Castlevania, Dragon's Lair (versão de SNES, que é difícil pacas) e afins.


O bendito maguinho que solta triângulos, quadrados e bolinhas.

Agora vamos falar da parte que interessa: a gameplay. As fases estão no tamanho ideal, porém tem algumas coisas que não foram boas, como repetir o mesmo desafio na mesma fase uma, duas e até três vezes. Pelo menos, não acontece em todos os lugares. O mesmo vale para o bruxinho que solta a magia do Playstation, que nem adianta matar porque ele volta, e para melhorar: ele está presente em TODAS AS FASES! Isso é um ponto de extrema criticidade e que pode impactar na avaliação de uma hack.

Isso é um exemplo que se repete em varias fases.
Você faz isso aqui.


E aqui de novo, como assim?

Por mais que ela tenha uma porrada de pontos negativos, ainda há uma chance de salva-la e fazer com que vocês baixem essa bagaça e joguem até seus dedos caírem. A primeira de muitas coisas boas no game é o sistema de vida em HP. É bom porque a dificuldade não é tão normal assim, ás veses me sinto em ima kaizo light. A sua arma principal, padrão e infinita, é um chicote improvisado: o sprite do Mario com a Feather (que nem o som foi alterado). Poderia ser melhorada. Aumentar o tamanho de ataque não seria ruim e a melhor arma do jogo é uma faca, a mesma que estava estranha no inicio da review. Com ela, você é praticamente invencível pois vários inimigos chatos podem ser eliminados com ela, o que me ajudou bastante durante o jogo.





Ótimo port do Castlevania SOTN


Creio que a dificuldade não seja "normal"


Creio que nem preciso dizer que essa hack foi baseada em Castlevania pois, a essa altura, você já deve ter notado (o chicote, o vampiro mau, a faca, o OW, etc). Só que tem mais: a ideia do autor foi fazer fases com múltiplos caminhos para se chegar no final. Podemos ver isso nas partes que ele não terminou e em alguns lugares que parecem escadas, mas são buracos. Outras referencias são algumas criaturas portadas no BG como o Drácula de Castlevania SOTN e os check points, que são estátuas do mesmo lugar. Bem, creio que já falei demais para uma hack demo de 9 saídas. Agora é hora das avaliações finais.

Dificuldade: 3/5
Não é tão díficil quanto pensei, mas tive problemas em alguns pontos da hack. A hack não tem aquela curvatura de dificuldade (quando o game começa relativamente fácil e vai se tornando complicado) e as armas simples e os defeitos de design de level tornam as coisas complicadas.

Jogabilidade: 6/10
A hack é uma Demo (apenas uma palhinha do que seria quando completa), então avaliei o que têm. Repleto de idéias muito boas e divertidas, porém, algumas coisas estragam e fazem com que o player possa se enjoar rápido, como os obstaculos e inimigos repetidos por exemplo. Espero que esses problemas se resolvam, porque ainda quero poder vir aqui e reavaliar essa hack como algo sensacional. 
Gráficos: 8/10
São belos gráficos, com recursos HDMA, inimigos customizados, ports de sprites e aquelas estátuas maravilhosas que constituem o BG em um ambiente muito bem executado. Isso salva em muito a hack, inclusive a Allycia que ficou muito kawaii desse jeito, e ela tem vários detalhes que ficaram bonitinhos. Perde pontos porque algumas coisas confundem a cabeça, como as pedras, que me custou uma vida por pensar que era apenas uma decoração, e alguns inimigos que ficaram estranhos, como as versões do Chargin Chuck.
Música: 9/10
Os ports ficaram magníficos, e contribuiram ainda mais com a atmosfera dos gráficos, como se um completasse o outro. Apenas alguns ports que ficaram feios como o remake de uma das músicas de SMW. Fora isso, tudo OK.
Mapa: 9/10
A ideia de fazer um mapa horizontal foi muito bem executada, inclusive o segundo caminho, que não foi terminado. Mas ainda é tudo muito simples e frágil. 
Criatividade: 9/10
 Vários elementos incomuns em hacks, como estilo dos mapas, uma protagonista kawaii, e a tentativa de fazer fases com múltiplos caminhos. Só não é nota maxima, porque copia demais Castlevania, não que seja errado usar como referencia, mas fazer quase uma replica não é nada bom.
Nota Final: 7/10

Recomendo que experimentem essa hack, porque apesar de ser uma demo cheia de falhas e defeitos, é divertida e está relativamente bem feita. Isso porque está apenas 20% completa. Espero que ela não entre para o cemitério de ideias boas e abandonadas que não saem das demos, porque quero muito analizar essa hack COMPLETA.

4 comentários:

  1. Só uma dúvida por que agora os jogos estão sendo baixados no IP gostava mas quando baixava na ROM direto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se você não tiver os jogos originais para baixar a ROMs não tem problema nenhum, e muito fácil: Pega baixa as ROMs, baixe logo os GoogSets e DEPOIS NÃO CONTE A NINGUÉM QUE BAIXOU. Pronto! E bem simples :)

      Excluir
  2. É por que é ilegal disponibilizar ROMs para download em sites, é por que elas são protegidas por diretos autorais. Para você ter um ideia a conta do Mario Hacks no 4Shared com as ROMs foi excluída. O único jeito que teve foi disponibilizar aqui no blog os links para os arquivos IPS dos hacks que não contém o jogo neles só as modificações para serem aplicadas na ROM do jogo original. Eles esperam que você tenha o Super Mario World original guardado e a ROM no computador apenas como cópia de segurança (backup).

    Entendido?

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver minha hack aqui, mas não sei vou ver a review dela completa...

    ResponderExcluir