quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Super Mario Odyssey



Autor: Rusted ROM Hacks
Hack Demo: 20 saídas
Emulador usado: ZSNES apenas
             êêêêêêê, chegou um novo redator na área! Oi, galera, eu sou o Vitesco, e estarei fazendo algumas reviews aqui nesse blog (não, capaz, vou fazer é pipoca aqui), espero que gostem!
 Enquanto não podemos jogar os novos jogos da Nintendo, voltemos um pouco ao passado (mas BEM passado) das ROM hacks, lá em 2004, para conferir uma hack um pouco vidente. Este, senhoras e senhores, é Super Mario Odyssey.
Vamos a história, que por sinal é muito bem contada e não é apenas um “filler”, como uma grande parte das hacks por aí:

“Um ano após os acontecimentos de SUPER MARIO WORLD, Mario e seus amigos se mudaram para outra ilha, longe de Bowser e seus minions. 
Pelo menos, era o que eles achavam...”

Sim, isso é um quadro da hack
O quadro que viram acima é um dos vários exemplos de como essa hack consegue se superar a cada cena. Os gráficos são INCRÍVEIS para a época, melhores que muitas hacks atuais por aí. 
Você perceberá de primeira vista um Overworld que aparenta ser vanilla, mas não se engane. Logo nos 3 mapas seguintes nos deparamos com belos gráficos e que combinam muito com as fases (ou talvez sejam as fases que combinem com o overworld, nunca saberemos...). Por algum motivo, todas as fases possuem a mesma marcação “amarela”, sendo quase que impossível distinguir as fases com um saída das de duas saídas.


Carry on my wayward son!

As músicas infelizmente são vanilla, tanto do Overworld como das fases. Até que é normal para a época em que a hack foi feita, mais uma vez, mas seria muito bom se a hack tivesse sido continuada e chegado a esse nível de músicas custom.

As fases em si são muito bem construídas, e há alguns blocos customizados espalhados aqui e ali. É raro ter uma seção em que você fique entediado. Uma seção que eu achei bem interessante é essa, em que você voa com a pena pelo espaço sideral e desvia dos cometas.

~Notas~

Dificuldade: 3/5
A hack tem uma curva de dificuldade bem estranha, e algumas partes podem fazer com que ela se torne uma onda, mas considerando a média entre as fases, dou um “médio”.

Jogabilidade: 9/10
Você encontrará mecânicas bem interessantes e que se baseiam no próprio jogo original, mostrando que não é preciso blocos especiais ou sprites novos para se ter uma ótima variedade de mecânicas.

Gráficos: 9.5/10
Indescritível! É incrível como o autor, naquela época, conseguiu fazer gráficos como os das cutscenes tão lindos.

Música: Vanilla
É uma pena que não tenhamos músicas customizadas na hack. Mesmo assim, a hack não deixa de ser ótima e o autor chegou a mudar os padrões de música, como colocando uma música aquática em um cenário de céu.

Mapa: 9/10
Os gráficos utilizados ficaram ótimos e a história se acompanha muito agarrada a esse aspecto da hack.

Criatividade: 9.5/10
A história é muito bem contada e o Overworld contém vários pontos de “A história até aqui”, onde o enredo vai se desenvolvendo muito bem. Além disso, a questão das mecânicas mencionado acima eleva um pouco essa nota também.
NOTA FINAL: 9.5/10
Uma hack incrível hoje em dia, e que receberia um 10 se a review fosse feita em 2005 ou 2006, mas que infelizmente foi cancelada e temos que nos contentar com essa Demo 2. Segue o download:

4 comentários:

  1. Uma review simples com pouc texto, mas ficou boa como descrição. Bem vindo ao blog :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito triste por saber que só tem a demo, mas baixei, joguei e me diverti bastante. Os cenários são bastante belos e os quadros muito bonitos. Parabéns pela review!

    ResponderExcluir