segunda-feira, 13 de março de 2017

Toad's World


Autor: Ice Man
Hack finalizada - 56 saídas
Emulador usado na review: ZSNES v.1.51
Hack funciona nos outros emuladores (atualizada em 2014)

"Toad e seus amigos estavam brincando em uma floresta cheia de flores coloridas. Totalmente impressionados pela aparência, eles esqueceram que muitas pessoas misteriosamente desaparecem sem deixar um rastro sequer! Nenhuma delas foi vista desde então. Você pode descobrir o motivo?"

Mais uma hack com Toad, um personagem recorrente da série Mario, vem para aumentar a coleção de hacks que o site vem trazer para vocês. Esta hack foi feita originalmente em 2006, com bugfixes em 2013, por Ice Man. Esta hack possui participação do FPI e do Ghettoyouth, com alguns levels feitos por eles. Vamos a análise desta hack.


Trata-se de um jogo com oito mundos, com 56 levels, o que acaba parecendo bem pouco para a quantidade de mapas existentes. De fato, alguns mapas possuem uma quantidade bem reduzida de fases, e em algumas ocasiões não há levels com saída secreta. São poucas as fases com mais de uma saída, e são bem raras as ocasiões em que estas saídas são realmente úteis. Algumas destas saídas requerem que o jogador refaça todo o level, mudando apenas um ou outro detalhe, para chegar até a saída secreta, o que pode ser um incômodo. Além disso, esta hack não possui switch palaces, o que deixa ela bem mais fácil de completar...ou não.

Os gráficos são incríveis, deixando a hack com uma ótima qualidade visual. São poucas as vezes que os bg's e fg's não impressionam, e eles combinam muito bem em sua maioria. Grande parte destes gráficos são fáceis de reconhecer, como os de smw2: yoshi's island, kirby e new super mario bros. Há alguns gráficos inusitados, como em um level inspirado em star fox. 



As músicas são outro grande destaque desta hack. Incluindo jogos bem famosos, como zelda ocarina of time, kirby, super metroid e smw2: yoshi's island, o clima torna-se bem agradável com as músicas que o autor escolheu para esta hack. A última fase tem uma trilha sonora incrível, pena que não deu pra reconhecer de qual jogo a música pertence.

Em relação a jogabilidade, embora a hack possua uma quantidade razoável de fases, grande parte delas é bem curta. Geralmente gasta-se em torno de um a dois minutos para terminar um level, isto quando não é um level mais complicado. Um problema desta hack é que a dificuldade não é muito linear, e em algumas situações perder uma vida acaba sendo necessário para entender a mecânica da fase. Por sorte, não são muitas as ocasiões que isto acontece. Falando em fases, podemos citar os castelos, que não possuem checkpoint em sua maioria. Por causa disto, derrotar o chefe acaba sendo uma tarefa bem mais complicada, ainda mais porque o autor escolheu chefes genéricos, comuns em outras hacks. Neste ponto a hack decepciona, pois alguns desses chefes são bem enjoados de derrotar (como o giant spiny), e outros chefes já foram usados com grande frequência em outras hacks, como Xan-Bie (do Brutal Mario) e Balrog (do Cave Story).

Enfim, curtam algumas imagens desta hack:

Giant Spiny
Weeeee
Um dos castelos da hack.
Dificuldade: 2,5/5
A hack é bem fácil em geral. Os chefes complicam um pouco, alem de haver algumas saídas secretas bem chatas de se achar. Fora isso a hack é bem tranquila.

Jogabilidade: 8/10
Como citado, são fases bem curtas e a curva de dificuldade não é muito linear após certos mundos.

Gráficos: 10/10
Simplesmente incríveis, com boa combinação com o tema em geral.

Músicas: 9,5/10
Muito boas em geral, exceto pelo fato do tema dos castelos ser o mesmo quase sempre.

O mapa: 9/10
O mapa foi muito bem trabalhado, porém a parte das águas possui uma palleta ruim, o que machuca um pouco a vista. Fora isto, os mapas foram muito bem elaborados.

Criatividade: 9/10
A história não é muito genérica, o que acaba sendo um bom ponto para a hack. O jogo poderia ser mais criativo nos chefes escolhidos, por serem bem tradicionais e não combinar muito com os locais onde eles habitam.

Nota final: 9,5/10
Recomendo esta hack, embora os chefes não ajudam muito! Vale a pena jogar, mesmo que seja só para apreciar os gráficos das fases.





6 comentários:

  1. Jesus! Que surpresa! Abro a pagina no blog e vejo a postagem de um dos meus hacks favoritos! Do meu top 5! Um dia (Junho de 2013) descobri por acaso o site de Iceman quando eu cliquei no nome dele que estava online no SMWCentral dando uma olhada no site encontrei esse hack, não tinha nem no SMWCentral por causa das regras do site que mudaram por isso era um hack raro, tinha sim no blog a versão demo antiga dele, assim que joguei um pouco só pra testar vim aqui e dei dica pro LeliJohn (JonhHakiro) postar, ele que era recém-chegado no blog. Achei que faria sucesso no blog por causa das novidades e modificações avançadas que chamariam atenção do pessoal, mas nunca foi postado até agora. E com certeza um ótimo hack não e por acaso que está no meu TOP5 e é jogo divertido para passar a tarde, lembro que passei dele todo na tarde do dia 23/06/13 e aproveitando a postagem queria dar parabéns pela review ficou muito boa, as reviews do blog estão ótimas cada vez melhores. Agora falando um pouco sobre o blog, no Mario Hacks 1.0 quase todas as postagens eram do Lester Vine e mais antes tinham outros redatores o Andrew Rosario fundador, o Karterizor, Felipe Massuia, o Alexandre e o Pudin, sempre que tinha um novo hack postado logo estava cheio d e comentarios agora novos redatores mais que no blog antigo, muitas novidades o SMW hacking está cada vez mais nos impressionando e cadê o pessoal? Só eu que ainda comento e venho ao blog todo dia ver se tem postagem nova, sempre que ligo o PC clico no favorito do Mario Hacks no firefox. Puxa o pessoal se mandou! Acho que foi por causa dessa revolução digital que aconteceu recentemente, todo mundo com um celular na mão olhando facebook e Whatsapp, parece que esqueceram de coisas mais simples como um humilde blog de jogos do Mario :( Bom eu tô aqui, leitor fiel do blog.

    Mais um hack incrivel do iceman e mais uma “tardis” incrivel

    Mario's Journey Through Time & Space

    https://www.smwcentral.net/?p=section&a=details&id=6505

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (John Hakiro aqui)

      E a gente agradece muito a sua presença aqui. Época muito boa aquela, o blog parecia cheio de gente e era só esperar alguns dias pra ouvir o feedback do publico.

      Mas, hoje o blog tá ainda melhor que antes, na minha opiniao. A equipe ta bem mais organizada, unida, e a frequência de posts é muito melhor.

      Além de que os administradores estão sempre monitorando o trabalho de cada um.

      Infelizmente, eu sai do blog. Mas, eu quero muito voltar. Tomara que dê tudo certo pra eu conseguir me adaptar aqui de novo e que me aceitem.


      Obrigado por estar sempre acompanhando o blog, Re.

      Excluir
    2. Obrigado pela participação e o acompanhamento no blog O/
      Sobre o "sumiço" do pessoal, acho que envolve um pouco o grupo do Discord, que é onde acaba tendo um maior contato geral entre a comunidade do blog.

      Excluir
  2. É característico dos hacks criados pelo Iceman terem gráfios muito bonitos, nível de dificuldade baixo (fácil), poucas fazes por mapa (overworld) e chefes (bosses) geralmente “enjoados” e usados com frequência como o Willian disse na postagem. São marcas dos hacks do Iceman, logo você reconhece quando joga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já conhecia essa hack desde 2012, eu acho. Vi que o autor mudou algumas coisas, como trilhas sonoras e alguns powerups (embora ainda tenha só UMA pena no jogo inteiro, este é em área bônus).
      Por ser a primeira hack do Iceman que joguei, então fui pego de surpresa pelas escolhas dos chefes que ele fez. Esperava algo menos frustrante, honestamente.
      Bom, com o tempo o povo vai reencontrando o blog e vendo que agora tem atividade de novos redatores. Não há muito o que fazer neste ponto, alem da divulgação.
      Valeu por comentar!

      Excluir
  3. É muito boa a hack.
    Mas vejam essa hack BR AQUI

    ResponderExcluir