sexta-feira, 23 de junho de 2017

Mario World Super

Autor : allowiscous
Hack Demo: 11 Saídas
Emulador Utilizado: Snes9x

Olá pessoas cheirosas do blog, hoje apresento a Mario World Super, uma hack demo que encontrei aleatoriamente em um tópico da C3. Apesar de ser uma demo, possui tanto conteúdo quanto uma mini hack.


A história pelo o que temos na demo é bastante desprezível, basicamente se trata do Bowser planejando um ataque e o Mario sendo o responsável por impedi-lo. 

As fases de forma geral são bastante completas, com blocos customizados que são muito bem explorados, como um bloco que seguramos, aumentando o tamanho do pulo e permitindo planar como uma capa, espinhos que aparecem do chão periodicamente e esteiras que adicionam movimento ao Mario  ̶(̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶u̶m̶a̶ ̶e̶s̶t̶e̶i̶r̶a̶ ̶p̶o̶d̶e̶r̶i̶a̶ ̶f̶a̶z̶e̶r̶ ̶f̶o̶r̶a̶ ̶i̶s̶s̶o̶?̶)̶

 Em relação a jogabilidade, nós temos novos power ups, como a flor de gelo que permite transformar os inimigos em blocos de gelo, o tanooki que funciona da mesma forma do Mario Bros 3 e o "Mario tartaruga", que permite jogar bumerangues. 

Além disso, também existem algumas mecânicas novas, passagens secretas que são liberadas quando encostamos em determinadas paredes, onde um caminho se forma a partir de explosões (semelhante com as bombas do Kirby de SNES), quando lançamos uma bola de fogo em um Bob-omb, ele explode instantaneamente (o que faz sentido), os Mechakoopas explodem quando encostam em espinhos, esses detalhes acrescentam um toque extra muito bom para a hack. Outra mudança que existe, a mais perceptível, é que não podemos rodopiar, o motivo disso? Evitar bugs? Opção do autor? Independentemente do motivo, para alguns isso pode fazer uma falta.

As músicas da hack também são customizadas, combinando muito bem com o ambiente. Em relação a parte gráfica, encontramos em sua maioria gráficos vanilla com paletas diferentes, porém também existe alguns gráficos customizados.

Olhando pelo o outro lado da moeda, durante o gameplay também consegui observar alguns cutoffs, um problema com os canos, onde eu acabei sendo levado para uma fase que já tinha passado, se tentarmos pausar o jogo, a música da fase vai sumir, a música não acelera quando o tempo está acabando e existe uma saída de um cano que te leva para a morte. Boa parte desses problemas já foram avisados no tópico em que a hack se encontra, então muito provavelmente serão corrigidos em sua versão final caso possível.











Dificuldade 4/5
O inicio começa bem tranquilo porém vai se complicando com o passar das fases, não chega a ser uma curva muito brusca.

Jogabilidade 8.5/10
O level design da hack é muito bom, as mecânicas e power ups novos foram muito bem executados, só não recebeu um 10 por alguns pequenos problemas mencionados anteriormente, como o que existe ao pausar o jogo, o problema do tempo e o dos canos, sem contar que é possível "skipar" duas fases de forma indevida (a parte da água e a parte que temos o "bloco hélice")

Gráficos: 9/10
O gráfico mesmo sendo boa parte Vanilla, fez o uso muito bom das paletas e de HDMA. Entretanto, podemos encontrar alguns cutoffs bem evidentes

Música: 9/10
As músicas foram muito boas, mesmo morrendo bastante vezes em algumas fases, não chegaram a incomodar, sem contar que elas combinam muito bem com o clima da fase

Mapa: 9/10
Mesmo com poucas fases disponíveis, podemos ver o mapa bastante desenvolvido, ele de forma geral é bem bonito

Criatividade 8/10
A história é genérica, assim como a descrição que vou dar para essa nota. "Os pontos de criatividade são basicamente voltados para o quesito level design".

Nota Final: 9/10
Uma hack onde cada fase foi bem elaborada, encontramos mecânicas novas, as fases são bem bonitas e as músicas são agradáveis. Apesar dela possuir seus problemas já mencionados, acredito que possui bastante potencial em suas futuras versões.

VÍDEO SOBRE A HACK
Eu já gravei o gameplay completo da hack, essa é a primeira parte das três, para acessar a playlist completa, só clicar aqui
OBS: Esse foi meu primeiro vídeo de gameplay, por isso que eu estou falando meio travado e sem jeito, isso melhora um pouco com o passar do tempo.


Um comentário: