domingo, 20 de agosto de 2017

Tricky Jump Challenge


Autor: Jur132
Hack Finalizada: 5 Saídas
Emulador Utilizado: Snes9x

Desta vez apresento a Tricky Jump Challenge, uma hack feita em 2009 que já não se encontra na lista atual de hacks do SMWCentral (apesar de ainda ser possível de encontra-la em algumas postagens antigas). Como seu próprio nome diz, o conceito principal da hack é de explorar o uso de plataformas que são bastante "apertadas", no qual é preciso uma boa precisão para conseguir passar, essas duas imagens são exemplos disto.
                                                 





Essa hack é feita para se jogar com save states, tanto que o autor usou as moedas para marcar os locais que são seguros de se salvar, não sei se é por que já estou acostumado com kaizos, mas eu acabei ignorando essa mecânica e coletei as moedas por instinto.

As fases não possuem checkpoint, por conta disso recomendo usar vários slots de save state para evitar "salvar morrendo".Nas fases encontraremos algumas caixas de texto que acrescentarão alguns comentários.

Uma mecânica que a hack também explorou bastante foi de um bloco customizado que nos permite executar um wall jump (pulo na parede), as partes usando este bloco ficaram até que interessantes, o complicado é quando se mistura esse wall jump com precisão.

Como principal problema da hack, podemos facilmente citar a curva de dificuldade, que ocorre de maneira muito aleatória, passamos de uma parte média, depois de uma parte difícil, para por fim, passar por um obstáculo fácil, a imagem abaixo representa um exemplo exatamente deste tipo (As imagens se tratam da mesma fase)


Antes de mais imagens da hack, preciso mencionar que ela não possui músicas e nem gráficos customizados, o mapa é o mesmo do SMW original, onde a única diferença são os tipos de fases que la estão localizadas


Uma trap bem justa
Um exemplo dos blocos de wall jump


Dificuldade (Kaizo Fácil)
 Foi bastante complicado dar a nota de dificuldade por conta da grande variação na dificuldade, porém, se bater tudo no liquidificador, a hack termina como uma kaizo light.

Jogabilidade 6/10
A curva de dificuldade é bastante aleatória, porém a parte do wall jump conseguiu ser até que satisfatória

Gráficos: Vanilla  
O padrão do SMW original

Música: Vanilla
O padrão do SMW original

Mapa: Vanilla
O padrão do SMW original (99%)

Criatividade 7/10
Apesar do problema da dificuldade, as moedas foram utilizadas de uma forma diferente e ocorre até que uma boa variação nos obstáculos.

Nota Final 6.5/10
Fica meio complicado reclamar dos "obstáculos apertados" da hack quando o conceito principal é esse, apesar dos problemas citados, ainda é uma hack que achei divertido jogar, vale a pena dar uma conferida e sentir o cheirinho de 200X

VÍDEO SOBRE A HACK

4 comentários: